Você conhece bem o PAP?
Uma das principais atividades desempenhadas no projeto PM_Digital é a elaboração do Procedimento Administrativo Padrão (PAP) de cada processo. O documento é semelhante, em estrutura e objetivo, ao Procedimento Operacional Padrão (POP) e formaliza como as atividades devem ser desempenhadas para que um processo seja realizado. Ele traz ainda diretrizes que orientam os policiais militares em diferentes situações e padrões de documentos que serão utilizados.
Mas você conhece todas as informações disponibilizadas em um PAP? Neste post vamos discutir os itens encontrados no documento e como utilizá-los da melhor maneira.
No início do documento o processo ao qual o procedimento se refere é apresentado. Estão indicados o nome e também o objetivo do processo, além do código do PAP. É importante destacar ainda o campo "Execução", que mostra o responsável pelo processo (mesmo que outros departamentos estejam envolvidos há apenas um "dono" ao qual os resultados daquela atividade pertencem). Outro ponto apresentado no início do documento é sua data de atualização, pois, após sua publicação, as informações podem ser atualizadas (por alterações na legislação ou no próprio método de execução).
Em seguida o PAP mostra a fundamentação legal na qual se baseia o procedimento elaborado. Dúvidas sobre o processo, seus requisitos, prazos e outras informações podem ser esclarecidas com a análise da legislação apresentada.
Outro campo do documento refere-se aos disparadores e itens necessários para o início das atividades, são as entradas de um processo. Elas podem ser requerimentos, cópias de documentos ou outros elementos pertinentes. Sempre que desejar solicitar o início de um processo deve ficar atento a essas informações!
Antes da descrição das atividades o leitor pode acessar o link para o fluxo do processo. Ele descreve o caminho que deve ser realizado, mostrando a sequência de atividades desempenhadas em cada situação. Esta imagem está também no final do documento e mostra cada atividade e, conforme a raia em que está, quem a executa.
Ao acessar o link você terá acesso a versão interativa do PAP, onde, para cada atividade representada, estão a descrição das ações a serem realizadas e os documentos utilizados. Basta clicar nos símbolos com o nome da atividade para abrir suas informações.
A descrição é apresentada também no próprio PAP, separada conforme seu responsável. As orientações ali apresentadas devem ser seguidas para a garantia de um processo ágil e em conformidade com os requisitos de execução das etapas.
Por fim o PAP apresenta os resultados do processo, suas saídas, que descrevem o que deve ser gerado com a finalização das atividades (pode ser um parecer, uma alteração cadastral, entre outros).
Utilize o PAP em sua integridade e veja os benefícios que pode obter! Em caso de dúvidas ou sugestões sobre sua utilização entre em contato com a equipe do PM_Digital através do e-mail:
pm7processos@pm.sc.gov.br
Outro campo do documento refere-se aos disparadores e itens necessários para o início das atividades, são as entradas de um processo. Elas podem ser requerimentos, cópias de documentos ou outros elementos pertinentes. Sempre que desejar solicitar o início de um processo deve ficar atento a essas informações!
Antes da descrição das atividades o leitor pode acessar o link para o fluxo do processo. Ele descreve o caminho que deve ser realizado, mostrando a sequência de atividades desempenhadas em cada situação. Esta imagem está também no final do documento e mostra cada atividade e, conforme a raia em que está, quem a executa.
Ao acessar o link você terá acesso a versão interativa do PAP, onde, para cada atividade representada, estão a descrição das ações a serem realizadas e os documentos utilizados. Basta clicar nos símbolos com o nome da atividade para abrir suas informações.
A descrição é apresentada também no próprio PAP, separada conforme seu responsável. As orientações ali apresentadas devem ser seguidas para a garantia de um processo ágil e em conformidade com os requisitos de execução das etapas.
Por fim o PAP apresenta os resultados do processo, suas saídas, que descrevem o que deve ser gerado com a finalização das atividades (pode ser um parecer, uma alteração cadastral, entre outros).
Utilize o PAP em sua integridade e veja os benefícios que pode obter! Em caso de dúvidas ou sugestões sobre sua utilização entre em contato com a equipe do PM_Digital através do e-mail:
pm7processos@pm.sc.gov.br