Processo ou Documento?

Você já teve dúvidas sobre como realizar um cadastro no SGP-e? As opções processo e documento podem confundir, mas o blog do projeto PM_Digital vai esclarecer o uso destes itens.

Um documento é um elemento que possui informações apresentadas com um objetivo. Pode ser um texto com um encaminhamento sobre uma situação, um conjunto de dados que caracterizam algo ou alguém, entre outros.

Um processo, por sua vez, trata de um conjunto de atividades que transforma entradas (como um requerimento de licença) em saídas (como um despacho autorizando a licença). Como um processo administrativo agrega informações das etapas realizadas, ele acaba agrupando documentos e sendo formado por diferentes peças no sistema. 

Mas então como realizar o cadastro? Se o item se refere a uma situação específica, que não possui atividades e tratativas já definidas para sua sequência, ele pode ser cadastrado como "Documento". Mas se o item é uma etapa de um processo, e sabe-se que se somarão a ele outras peças, o cadastro deve ser feito como "Processo".

Se o cadastro for realizado de maneira incorreta o mesmo poderá ser corrigido na opção "Alterar Dados", no menu "Ações". O registro adequado possibilita o uso das funções do sistema em sua totalidade e é fundamental para o bom gerenciamento dos processos.

Você tem dúvidas sobre o projeto PM_Digital? Encaminhe para pm7processos@pm.sc.gov.br

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece bem o PAP?

Como utilizar o requerimento através da intranet?

Como abrir chamados referentes aos PAPs e POPs da PMSC