Recomendações de Trabalho Remoto




Nos últimos anos, o teletrabalho, também conhecido como home office, tem se tornado uma tendência bem comum entre grandes empresas. A CLT já previa a possibilidade de implementação do teletrabalho, estabelecendo em seu artigo 6º que: “não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado à distância”. O requisito, segundo o mesmo artigo, é de que “estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego”.

Em 2017, a Reforma Trabalhista formalizou o teletrabalho, pautando-o como “a prestação de serviços preponderantemente feita fora das dependências do empregador” (art. 75-B da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT). Com a pandemia da COVID-19, essa modalidade de trabalho passa a ser difundida entre as organizações, como uma forma de controlar a proliferação do novo corona vírus.
Na PMSC, não é diferente. Algumas atividades já estão sendo executadas por meio do teletrabalho. Essa nova realidade pode gerar algumas dúvidas e questionamentos aos policiais militares na execução de seus serviços administrativos. Separamos alguns itens para auxiliar os colaboradores na condução de seu trabalho de forma remota:

Como solicitar acesso à VPN?
O primeiro passo para a viabilização da utilização das plataformas utilizadas pela PMSC, como Intranet, Sistema de RH, Sistema de Compras, entre outros, é a configuração da VPN na máquina do colaborador. Para solicitar o acesso à VPN, o policial militar deve encaminhar e-mail ao endereço eletrônico suporte@pm.sc.gov.br, informando o número de sua matrícula. O responsável entrará em contato prestando todo o suporte necessário para a instalação da VPN.

Precisa de suporte a algum sistema?
Com o teletrabalho, a utilização aos sistemas e plataformas de forma remota aumentam, o que pode aumentar também as dúvidas e questionamentos relacionados à utilização de sistemas e a necessidade de abertura de chamados em caso de problemas técnicos. Para tanto, os policiais militares podem contar com a seção de Suporte na Intranet. Para mais informações de como utilizar essa seção, acesse o post sobre abertura de chamados.

Procedimento Administrativo Padrão e Procedimento Operacional Padrão
Os PAPs e POPs da PMSC são regularmente utilizados para a orientação das atividades referentes aos processos executados pela corporação. Os policiais militares devem pautar-se aos procedimentos padrão na execução de suas tarefas, principalmente na modalidade de teletrabalho. Dessa forma, podem ser identificados neste período alguns pontos de melhoria aos procedimentos publicados, de forma a adequar-se à essa nova realidade. Para tanto, toda a equipe do projeto PMSC_Digital coloca-se à disposição na atualização de PAPs e POPs ou elaboração de novos PAPs e POPs necessários diante do cenário atual. Para entrar em contato com a equipe do projeto, envie um e-mail ao endereço eletrônico inovaprocessos@pm.sc.gov.br.


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