Recomendações de Trabalho Remoto
Nos últimos anos, o teletrabalho,
também conhecido como home office, tem se tornado uma tendência bem
comum entre grandes empresas. A CLT já previa a possibilidade de implementação
do teletrabalho, estabelecendo em seu artigo 6º que: “não se distingue entre o
trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio
do empregado e o realizado à distância”. O requisito, segundo o mesmo artigo, é
de que “estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego”.
Em 2017, a Reforma Trabalhista
formalizou o teletrabalho, pautando-o como “a prestação de serviços
preponderantemente feita fora das dependências do empregador” (art. 75-B da
Consolidação das Leis do Trabalho – CLT). Com a pandemia da COVID-19, essa
modalidade de trabalho passa a ser difundida entre as organizações, como uma
forma de controlar a proliferação do novo corona vírus.
Na PMSC, não é diferente. Algumas
atividades já estão sendo executadas por meio do teletrabalho. Essa nova
realidade pode gerar algumas dúvidas e questionamentos aos policiais militares
na execução de seus serviços administrativos. Separamos alguns itens para auxiliar
os colaboradores na condução de seu trabalho de forma remota:
Como solicitar acesso à VPN?
O primeiro passo para a
viabilização da utilização das plataformas utilizadas pela PMSC, como Intranet,
Sistema de RH, Sistema de Compras, entre outros, é a configuração da VPN na
máquina do colaborador. Para solicitar o acesso à VPN, o policial militar deve
encaminhar e-mail ao endereço eletrônico suporte@pm.sc.gov.br,
informando o número de sua matrícula. O responsável entrará em contato
prestando todo o suporte necessário para a instalação da VPN.
Precisa de suporte a algum
sistema?
Com o teletrabalho, a utilização
aos sistemas e plataformas de forma remota aumentam, o que pode aumentar também
as dúvidas e questionamentos relacionados à utilização de sistemas e a
necessidade de abertura de chamados em caso de problemas técnicos. Para tanto,
os policiais militares podem contar com a seção de Suporte na Intranet. Para
mais informações de como utilizar essa seção, acesse o post
sobre abertura de chamados.
Procedimento Administrativo
Padrão e Procedimento Operacional Padrão
Os PAPs e POPs da PMSC são
regularmente utilizados para a orientação das atividades referentes aos processos
executados pela corporação. Os policiais militares devem pautar-se aos
procedimentos padrão na execução de suas tarefas, principalmente na modalidade
de teletrabalho. Dessa forma, podem ser identificados neste período alguns
pontos de melhoria aos procedimentos publicados, de forma a adequar-se à essa
nova realidade. Para tanto, toda a equipe do projeto PMSC_Digital coloca-se à
disposição na atualização de PAPs e POPs ou elaboração de novos PAPs e POPs necessários
diante do cenário atual. Para entrar em contato com a equipe do projeto, envie
um e-mail ao endereço eletrônico inovaprocessos@pm.sc.gov.br.
Dissemine o conhecimento na corporação, compartilhe esse post com seus colegas de trabalho!