Ocorreu no dia 28 de janeiro na ENA - Escola de Governo a capacitação no uso do SGPe. A instrutora Gisela, da Secretaria de Administração, apresentou o sistema aos presentes, que puderam fazer uso do aplicativo e sanar suas dúvidas.
Uma das principais atividades desempenhadas no projeto PM_Digital é a elaboração do Procedimento Administrativo Padrão (PAP) de cada processo. O documento é semelhante, em estrutura e objetivo, ao Procedimento Operacional Padrão (POP) e formaliza como as atividades devem ser desempenhadas para que um processo seja realizado. Ele traz ainda diretrizes que orientam os policiais militares em diferentes situações e padrões de documentos que serão utilizados. Mas você conhece todas as informações disponibilizadas em um PAP? Neste post vamos discutir os itens encontrados no documento e como utilizá-los da melhor maneira. No início do documento o processo ao qual o procedimento se refere é apresentado. Estão indicados o nome e também o objetivo do processo, além do código do PAP. É importante destacar ainda o campo "Execução", que mostra o responsável pelo processo (mesmo que outros departamentos estejam envolvidos há apenas um "dono" ao qual os resultados da...
A modalidade de assinatura cadastrada PMSC está disponível através da identificação por login e senha da intranet da corporação, e pode ser utilizada para assinar requerimentos e despachos através do sistema. Acompanhe agora algumas dicas para utilizar essa funcionalidade adequadamente. Diferença entre Salvar e Salvar e Encaminhar Ao finalizar o texto do requerimento através da intranet ficam disponíveis duas opções de finalização do documento. São elas: Salvar: utilizada para finalizar o requerimento, assinar o documento e obter seu arquivo PDF para utilização em outros meios, como o SGP-e. Salvar e Encaminhar: utilizada para finalizar o requerimento, assinar o documento e enviar o mesmo para despacho através da intranet. Posso elaborar o documento em nome de outra pessoa? Sim. Para isso identifique o requerente no campo "De" durante a elaboração do documento. Lembre-se que, embora possa elaborar o arquivo, não será possível assinar em nome do solicitante...
O Procedimento Administrativo Padrão (PAP) é um dos principais instrumentos utilizados na gestão por processos da PMSC, mas você sabe onde encontrá-lo? Para auxiliar na gestão da informação da corporação todos os PAPs ficam armazenados no mesmo local, a Biblioteca da PMSC. Para acessar os documentos selecione a opção "PAP/POP" e posteriormente a opção de consulta de PAPs. A Biblioteca irá exibir uma lista com todos os procedimentos cadastrados, especificando, além do título, a categoria e a data de atualização do item. Utilizando os campos de pesquisa da tela pode-se encontrar um PAP específico. Para isso deve-se incluir o número de identificação ou o nome do processo, e a busca retornará o arquivo correspondente. Ao acessar o item é possível visualizar o PAP e também suas informações de cadastro. Como os PAPs podem ser alterados, devido a uma mudança na legislação por exemplo, caso tenha realizado o download ou impresso o arquivo confira sempre...